Como Controlar a Erosão
O controle de erosão é a prática de prevenir ou controlar a erosão pelo vento ou pela água na agricultura, desenvolvimento agrário e construção. Controles de erosão eficazes são técnicas importantes na prevenção de poluição das águas e perdas de solos. Tais controles são usados em áreas naturais, cenários de agricultura e ambientes urbanos. Os controles de erosão nas áreas urbanas são, freqüentemente, partes de programas de gerenciamento para a falta de chuvas, exigido por governos locais.
AnúncioPassos
-
1Saiba onde usar os controles de erosão. Os controles de erosão são usados em áreas naturais, cenários de agricultura e ambientes urbanos. Nas áreas urbanas tais controles são partes de programas de gerenciamento para a falta de chuvas, exigido por governos locais. Anúncio
-
2Escolha o tipo de barragem apropriada. Os controles de erosão geralmente envolvem a criação de uma barreira física, como vegetação ou rochas, para absorver um pouco da energia do vento ou da água que está causando a erosão.
- Em locais de construção eles são freqüentemente implementados em conjunto com controles de sedimentos, como bacias de sedimentação e cercas de lodo.
-
3Previna a erosão. O controle da erosão do solo começa, idealmente, com a prevenção da erosão, e certas plantas são excelentes para tal fim. Mas quando for muito tarde para empregar a prevenção de erosão do solo, você simplesmente terá que consertar um problema já existente.
-
4Construa muros de contenção. Estes atendem a ambos os tipos de problemas em controles de erosão do solo: a prevenção e o conserto do problema já existente.
-
5Plante mais árvores. Esta parece ser a melhor forma de prevenir que solos sejam arrastados. As árvores, especialmente aquelas com raízes grandes e fortes, ajudam a manter o solo intacto. Plantar uma fileira de árvores ao redor de uma fazenda, se possível, pode ser uma boa idéia para prevenir a maioria dos métodos mecânicos de erosão.
- Um bocado de atividades de arborização (também conhecidas como reflorestamento) estão sendo empregadas em escala global para preservar os solos.
- Uma modificação especial disso é a vegetação ribeirinha, que é cultivada nas junções de terras com linhas de água. A intenção é prevenir a migração do solo para a água, ou prevenir que a água invada a terra e carregue o solo com ela.
-
6Use entulho. Em alguns lugares, os leitos de rios, riachos, etc. são mecanicamente bloqueados depositando-se algum tipo de entulho na junção terra-água. Isso se configura como um bloqueio mecânico, impedindo que a água cause erosão no solo. Esse tipo de barragem é coloquialmente chamada de enrocamento. Algumas vezes, cestos de arame, conhecidos como gabiões, são produzidos e erguidos especificamente nas junções terra-água.
-
7Não cultive. A técnica mais proeminente utilizada por agricultores para controle de erosão é o método de cultivo zero. Também conhecido como cultivo conservador, este método consiste em plantar com o mínimo possível de cultivação. O processo de cultivação, apesar de enriquecedor para a safra, também desarruma as camadas do solo, soltando-as. Camadas soltas dessa forma são mais suscetíveis à erosão. Portanto, práticas agrícolas que produzem boas colheitas sem necessitar de cultivação estão sendo usadas como medida de controle de erosão.
-
8Considere o plantio em curva de nível. A curva de nível é muito praticada em terrenos inclinados. Aqui, planos de terra são construídos com o corte de acordo com seu contorno. Pequenos muros planos são erguidos no decorrer dos contornos, chamados de muretas. A agricultura é praticada nas áreas demarcadas pelo contorno. A efetividade desta forma de agricultura está no fato de que as terras planas horizontais e as muretas retardam consideravelmente o escoamento da água.
-
9Enriqueça o solo. Controle de erosão não consiste somente em prevenir que o solo fique molhado, ou seja, levado pela água. Métodos para enriquecer qualquer que seja o solo presente fazem parte das práticas de controle de erosão.
- Um exemplo disso é manter a terra alqueivada, como fazem a maioria dos fazendeiros asiáticos. Após cada três ou quatro estações sucessivas de plantio, a terra é mantida livre por uma estação. Durante este período, o solo pode regenerar alguns de seus nutrientes.
- Outro método é cultivar uma única plantação antes da estação principal, de forma a prover nutrientes para o solo. Cultivar uma plantação leguminosa pode proporcionar nitrogênio para o solo, pois tais plantas podem reter o benéfico Rhizobi nos nódulos de suas raízes. Outro exemplo é a Mucuna puriens, planta que acrescenta fósforo ao solo.
-
10Use adubo e composto. Métodos como adicionar adubos, fertilizantes, etc. contribuem para o aumento da produtividade do solo, além de estarem enquadrados no controle da erosão.
Anúncio
Sobre o Artigo
Noutras línguas:
Español: Cómo controlar la erosión, Italiano: Come Controllare l'Erosione del Suolo, English: How to Control Erosion
Esta página foi acessada 1 038 vezes.