Criado por Chrystian Sales

Este é um guia para ajudar os donos de animais de estimação de primeira viagem a lidar com a morte de seus bichinhos. Este nunca é um momento fácil, mas é importante se dar a chance de estar de luto e lembrar dos bons momentos compartilhados com o animal. Aqui estão algumas dicas para lhe ajudar a superar a perda.

Anúncio

Passos

  1. 1
    Chore! Não há problema nisso e é normal expressar suas emoções dessa maneira. Após sofrer a morte de um ente querido, tudo parece lembrá-lo dele. Uma tigela vazia, uma coleira que não foi usada, praticamente qualquer coisa espalhada pela casa lhe lembrará do animal. Quando estiver pronto, coloque tudo o que seu bichinho amava em um saco plástico. Você pode guardá-lo ou enterrá-lo com o animal. Se houver uma outra vida, eu bichinho ficará muito feliz por ter seus brinquedos.
    Anúncio
  2. 2
    Dê ao seu animal de estimação um bom enterro. Diga algumas palavras especiais que lembrem das coisas maravilhosas que ele fez e coloque algumas flores em seu túmulo, como faria com um familiar. Você pode até encomendar uma pedra pela internet e tentar colocá-la em um local onde o bichinho costumava se divertir. Por exemplo, se ele adorava sua casa de praia, coloque o túmulo por lá. Isso fará com que você se sinta melhor sobre a perda, pois ele estará em um local que costumava amar.
  3. 3
    Descanse por uma semana. Lembre-se, se você for propenso a comer obsessivamente ou assistir muita televisão quando fica triste, tente impedir esses comportamentos. Em vez disso, imagine que você pode falar com seu bichinho mentalmente. Isso funciona surpreendentemente bem e lhe confortará um pouco. Lembre-se de ficar ativo. Se você se esconder por um mês, sua aparência só piorará.
  4. 4
    Faça um scrapbook com todos os momentos divertidos que você teve com seu bichinho. Inclua uma foto dele com a data de aniversário, de morte, alimentos e brinquedos favoritos e quaisquer outros detalhes que você quiser incluir. É uma maneira legal de lembrar dele e lhe ajudará a lembrar dos bons momentos. Considere usar a coleira para fechar o livro. Isso será uma boa decoração e lhe lembrará de toda a diversão que você teve com seu animalzinho. Outra opção é criar uma apresentação em PowerPoint ou qualquer coisa que possa ser guardada.
  5. 5
    Produza uma página de internet para memorializar seu animal de estimação e coloque-a no ar. Inclua uma seção de comentários para receber a simpatia das pessoas. Essa é uma boa maneira de fazer amizade com pessoas que sofreram com a mesma perda.
  6. 6
    Cuide bem de seus outros animais de estimação, pois eles também sentirão a perda. Contudo, não os alimente demais.
    Anúncio

Dicas

  • Se seu animal de estimação morreu por alguma doença, lembre-se que agora ele está em paz, sem dor e no paraíso, e isso lhe deixará feliz por ele. Se o bichinho morreu pela idade avançada, lembre-se de que ele esteve em seu mundo antes e foi muito feliz.
  • Se você tiver outros animais, dê muita atenção a eles, pois isso realmente ajuda e eles também podem estar de luto.
  • Não se sinta culpado. Se você amou seu bichinho e cuidou dele, fez tudo o que foi possível.
  • Não veja um novo animal de estimação como um "substituto" para o antigo; isso nunca é o caso. Pense no bichinho novo como um novo ser que tem um espaço em seu coração.
  • Lembre-se de passar por um dia de cada vez, diminuindo a dor da perda, mas saiba que você nunca esquecerá as memórias de seu animal especial.
  • Lembre-se de que você teve o melhor animal de estimação do mundo e tente honrá-lo, escrevendo um livro ou fazendo um site. Quando ele for honrado, seu coração talvez se acalme, sabendo que a memória dele continuará existindo.
  • Dependendo da religião, algumas pessoas encontram conforto em rezar para seus animais ou no pensamento de que ele está em um local melhor.
  • Coloque uma fotografia no lugar preferido do animal na casa durante seus momentos mais felizes.
  • Converse sobre as boas memórias que você teve com seus amigos e familiares.
  • Experimente ir a casa de um amigo, se divertir e relaxar. Ter alguém de confiança por perto é sempre reconfortante.
  • Muitos donos de animais decidem enterrar seus bichinhos em um local especial, como no jardim, embaixo de uma árvore, ou em um lugar natural onde seus animais se divertiram muito. Você também pode escrever um bilhete ou poema de adeus para colocar com o animal ao enterrá-lo. Conforme você for passando pelo luto, um processo natural e esperado, sempre lembre-se de que seu bichinho teve o melhor da vida e que você o amou, que é o mais importante.
  • Escreva cartas ao animal e queime-as. Isso lhe fará sentir-se melhor. Pense que, com a fumaça do fogo, sua carta voará até seu animal e o deixará em paz.
  • Sempre lembre-se de que seu animal o amava. Se você teve que sacrificá-lo, lembre-se que ele está em um lugar melhor e não está mais sofrendo.
  • Pais, se quiserem ajudar seus filhos no processo de luto pelo animal morto, espere um bom tempo (ao menos um mês, até que eles estejam lidando melhor com o luto) antes de comprar um novo animal.
  • Procure um terapeuta se você continuar triste e sentindo-se deprimido. Muitas vezes, conversar com um profissional ajudará a aliviar a dor e lhe permitirá seguir em frente.
Anúncio

Avisos

  • Algumas pessoas bem intencionadas, mas nem tão úteis, dizem que não se deve falar sobre a perda. Na verdade, o melhor a fazer é conversar sobre isso. Se você acumular seus sentimentos, isso pode deixá-lo doente.

Sobre o Artigo

Categorias: Perda de Animais de Estimação

Noutras línguas:

English: Cope After the Death of a Pet, Español: superar la muerte de una mascota, Italiano: Affrontare la Morte di un Animale Domestico, Русский: смириться со смертью питомца, Deutsch: Mit dem Tod eines geliebten Haustiers fertigwerden

Esta página foi acessada 4 521 vezes.

Este artigo lhe foi útil?
Sim Não